Catálogo
Português

Hikikomori

Freiburg (Alemania)

Manuel Schunter é .O ator entra em cena através de uma escotilha, como se fosse entrar em um espaço próprio e segreto para um caminho que só ele sabe.A cena ...
Ver todos
... ou melhor, o espaço privado em que refugia, tem os estreitos limites impostos por um piso feito de madeira rústica com três inclinações diferentes e um cenário feito ...
... de tecido elástico LWE - Windel branco.Uma área semelhante em tamanho para aqueles em que os hikikomori passam anos de suas vidas: normalmente é um quarto da casa de seus pais.
O Bastidor metálico redondo que tende o cenário foi feito de tubos de alumínio especialmente curvados.
A Tarima a medida inclinada de madeira, de realização especial, é modular, de modo de permitir um transporte e uma montagem fáceis.«Um refúgio, uma ilha, uma jangada, o útero primordial, uma porta para marcar um gol, uma orelha gigante, a realidade ea fantasia de se sobrepõem mediadas por um ecrã de computador.»Silvio Motta, anotações sobre a cenografia de
O cenário de LWE - Windel dá a impressão de um funil, o que, por vezes, parece sugar para o fundo da cena.
Mas também é uma ferramenta que permite que você veja suas fantasias ou mesmo ameaças de fora ...
... graças aos vídeos projetados em uma superfície que reage muito bem tanto à luz frontal que à retroiluminação.
Texto

Cenografia,
figurinos, vídeo
Silvio Motta
Pedagogía do teatro
Viola Sinn
Desenho de luz
Marco Amedani
Direção de cena
Ingeborg Waldherr
Instalação
em colaboração com
LABA - Libera Accademia di Belle Arti de Brescia
Produção
Kulturkreis im Staatlichen Schulamt Freiburg
Aktionskreis Suchtprophylaxe Freiburg

Hikikomori: (lit. isolado em casa) é um termo de origem japonesa que designa um comportamento de extremo isolamento doméstico. Os hikikomori são pessoas geralmente jovens entre 15 a 39 anos que se retiram completamente da sociedade, evitando contato com outras pessoas.
Esse tipo de comportamento é atualmente tido como problema de saúde pública não Japão onde milhares de jovens se encontram nesta situação devido ao alto grau de perfeição exigido das pessoas em tarefas diárias e à pressão acarretada por tal exigência, o que acaba levando muitas pessoas a problemas psicológicos de baixa auto-estima e em alguns casos extremos tendências sociopáticas graves.
Há casos extremos onde filhos chegam aos 40 anos ainda dependentes dois pais e sem experiência profissional.
O Ministério da Saúde não Japão estima que cerca de 70 mil japoneses são vítimas do fenômeno. Dados do psicólogo Saito Tamaki, criador do termo e pioneiro na pesquisa sobre tal fenômeno, indicam um quadro muito mais sombrio: um milhão de jovens do sexo masculino seriam vítimas desse distúrbio, o que leva ao assombroso quadro de 20% da população adolescente masculina (ou 1% da população do país inteiro) vivendo em reclusão quase que total.
É um tanto óbvio que graças ao comportamento isolacionista ao extremo das vítimas, o número exato de Hikikomori existentes atualmente não pode ser medido com exatidão, e provavelmente está entre um dois dois extremos propostos pelos dados fornecidos.
Há informações de que Tamaki teria posteriormente admitido em sua autobiografia (Hakushi não kimyo na shishunki) que esse número não tem base factual e foi empregado apenas para chocar e chamar atenção para o problema.
De Wikipédia

Video & Documentação

''Hikikomori''

Materiais usados nesta produção

9TM - Bastidores de metal

Bastidores para cenografia

LWE - Windel

Tecidos elásticos

Tarimas sob medida

Plataformas pernas verticais

Informação sobre processamento de dados