Catálogo
Português

Arena, ''Carmen''

Verona

Para a retomada do 2009, Franco Zeffirelli fez uma intervenção drástica à cenografia que assinou para a Arena em 1995. A praça de touros de Sevilha é comemorada de forma simbólica com seis grandes reproduções de impressões vintage de toureiros.
Ver todos
Nesta cena, como raramente acontece na cenografia contemporânea, o uso da Impressão digital encontram uma justificativa plausível, porque as impressões ampliam aqueles que já estavam nas reproduções impressas originais - mesmo se as pinturas originais.Eles são, de facto, impressões de cartazes dos anos 20, acima de tudo de espetáculos de touradas ...
... em que estão gravados os nomes dos toureiros da memória histórica de Hemingway, como Domingo Ortega (1908-1988), Manuel Jiménez ''Chicuelo'' (1902-1967), Marcial Lalanda (1903-1990), José Gárate ''Limenho'' (1895-1921), Rafael Gómez Ortega ''El Gallo'' (1882-1960), ''Juan Belmonte'' García, 1892-1962 e muitos outros.
O detalhe de uma das reproduções feitas de tela ASC - Sceno impressão digital.«Zeffirelli, por uma vez, trabalha para a subtração, escalando a estrutura original marcada pelo gosto da cena pintada e realismo.A Sevilha colorida e pitoresca reconstruída quase em tamanho real sobre as arquibancadas da Arena dá lugar a efeitos de intervenções de luz e projeções.O palco é marcado por uma série de pólos no segundo e no quarto ato para segurar cartazes vintage com imagens de toureiros.»Roberto Mori, de L'opera, n. 239, pág. 37.
O covil dos contrabandistas na terceira cena.Os precipícios selvagens entre os quais enfrentam Don José e Escamillo são lembrados, mesmo neste caso simbolicamente, sem qualquer pretensão de realismo, com dois grupos de três pernas realizadas sobre tela ASC - Sceno impressão digital.
A pousada Lillas Pastia do segundo ato é levada ao palco por reproduções ampliadas de cartazes vintage ciganas, reproduções feitas com Impressão digital.
Os 19 cartazes em Impressão digital representando os ciganas foram agrupados em seis pernas aos lados de uma imagem central, três em cada lado.Conforme as indicações do cenógrafo, as reproduções foram costuradas sobre algumas pernas de rede UCO - Scenonet.
Outros cenários de rede UCO - Scenonet preta serviam de suporte para composições de aparência deliberadamente grosseira e mal cuidada, que Franco Zeffirelli fez com cordas, guarnições e fragmentos de outras redes de malha maior.
Opéra-comique em quatro atos
Música
Georges Bizet (1838-1875)
Libretto
Estréia
Paris, Opéra-Comique, 3/3/1875

Cenografia, direção de palco original
Nueva direção de palco
Marco Gandini
Figurinos

Montagem
Arena de Verona
Temporada
2009

Materiais usados nesta produção

ASC - Sceno impressão digital

Impressões tecido

UCO - Scenonet

Redes para cenografia

USP - Redes Especiais

Redes para cenografia

Informação sobre processamento de dados