Catálogo
Português

Teatro Regio di Parma, ''O corsario''

Parma

O esboço do cenógrafo Marco Capuana para a coberta do barco.As velas foram confeccionadas uma parte de tela ASC - Sceno e outra parte de tecido HSV - Trevi bordeaux.
Ver todos
A real realização da cena ...
... com as velas confeccionadas de tela ASC600S - Sceno 620 cm natural.
A cenografia de Marco Capuana prevê a utilização de um cenário de tule pintado para criar efeitos de transparência variável.As variações serão realizadas alternando a iluminação frontal do tule com a retroiluminação, a ser realizada por meio de uma Telão de retroprojeção de RAR - Arizona a ser retroiluminada também com luz cromática.Na imagem, Franco Venturi do Atelier de cenografia do Teatro Regio de Parma pinta um grande cenário de tule BIT - Italiano, medidas 17,50 x 13,50 m.
Uma vista durante o processamento pictórico do cenário de tule BIT - Italiano que Franco Venturi pintou com Gino Bruni de acordo com a forma preimpressionista de William Turner.A pintura que inspirou o cenário é Snow Storm: Steam-Boat off a Harbour's Mouth.
O esboço de outra cena em que o convés do navio está livre das velas.Marco Capuana planejou instalar um grande Cenário transparente Ghiaccio ligeiramente inclinado entre o convés do veleiro e o cenário de tule BIT - Italiano pintado.
A real realização da cena.O Cenário transparente Ghiaccio inclinado reflete parcialmente a ação que se passa no convés, enquanto a retroiluminação com luz vermelha do Telão de retroprojeção RAR - Arizona põe o cenário de tule BIT - Italiano contra a luz e em transparência.O cordame do veleiro foi feito pelo Atelier cenográfico do Teatro Regio di Parma com 3C - Corda cânhamo Ø 30 mm.
A intensidade da luz de fundo do Telão de retroprojeção RAR - Arizona foi reduzida e sua cor mudou de vermelho para branco.O cenário de tule BIT - Italiano é iluminado de frente e o tema pintado pode ser vislumbrado através da transparência do Cenário transparente Ghiaccio.Um segundo conjunto de velas feitas com o tecido HSV - Trevi vermelho foi baixado para o convés.
Melodrama trágico em três atos
Música
Giuseppe Verdi (1813-1901)
Estréia
Trieste, Teatro Grande, 25/10/1848

Cenografia
Marco Capuana
Figurinos
Realizações pictóricas
Franco Venturi
Gino Bruni
Direção técnica
Luigi Cipelli
Direção de palco

Instalação
Teatro Regio de Parma
Festival Verdi
2004

Materiais usados ??nesta produção

3C - Corda Canapa

Cordas

ASC - Sceno

Lonas

BIT - Italiano

Tule

Confecção lisa

Tecido: tipologías de confecçao

HSE - Tempesta

Sedas e cetim

HSV - Trevi

Sedas e cetim

QGH - Ghiaccio

Vinis decorativos

QSP - Mirofilm

Materiais espelho

ZFG - Cenários de QGH - Ghiaccio

Cenários espeho / transparência