Catálogo
Português

Teatro Massimo, ''O rei Roger''

Palermo

A instalação tem usado cinco grandes cenários com bastidor feitos de veludo FOT - Otello preto e pintados por Laboratori del Teatro Massimo.Na imagem: o desenho de três dos cenários, de que o central, o cenário ''Anjos'', era na verdade uma perna com bastidor destinada a ser feita subir e descer durante a ação.
Ver todos
O detalhe de um dos desenhos executivos destaca o design elegante do mosaico bizantino que foi reproduzido por os Laboratori del Teatro Massimo no cenário de veludo FOT - Otello preto.A inspiração feliz de Yannis Kokkos pode ser encontrada nos lindos mosaicos da Igreja da Martorana de Palermo, reformulados com habilidade pictórica admirável.
Os cenários ''Cristo'' e ''Anjos'' encenado no Teatro Massimo, no primeiro ato da ópera, cuja ação se passa nos tempos medievais em uma igreja siciliana, durante uma missa solene.O tema do Rei Roger é o conflito entre a igreja cristã da Sicília medieval e o culto pagão de Dionísio, potenciador de beleza e prazer, proclamado por um jovem pastor-profeta.
Certamente originais o interesse e a sensibilidade demonstradas para Sicília medieval por Karol Szymanovski (1882-1937), compositor de origem nobre polonês, provavelmente também devido à sua sensibilidade para o tema da ópera, que lhe ofereceu uma oportunidade para destacar o anacronismo da igreja com relação à energia emitida pela vitalidade dionisíaca.
Um contraste que provavelmente Szymanovski percebeu ser de relevância contemporânea com seu tempo e que salientou em Rei Roger com o uso de expressões musicais arcaicas e temas bizantinos.O conflito entre a igreja eo pastor-profeta é também a personificação das forças antitéticas que agitam o protagonista Roger.
Os cenários ''Cristo'' e ''Anjos'' fotografados durante uma exposição de obras cenográficos contemporâneas de grande valor.A imagem não joga, Infelizmente, a grande sugestão criada por os cenários nesta ocasião, devido tanto a sua qualidade de execução que a impressão causada pela majestade das dimensões (as figuras têm cerca de 10 m de altura).
Os outros dois cenários utilizados por a instalação (''Castillo'' e 'Palma''), assim como representados nos desenhos executivos.
O cenário ''Palma'' na cena.
Ópera em três atos
Música
Karol Szymanowski (1882-1937)
Libreto
Karol Szymanowski
Jaroslaw Iwaszkiewicz
de Las bacantes de Eurípides
Estréia
Varsovia, Teatr Wielki, 16/6/1926

Cenografia,
figurinos,
direção de palco
Realizações pictóricas
Christian Lanni
e Laboratori scenografici del Teatro Massimo di Palermo
Desenho de luz
Guido Levi
Coreografia
Giovanni Di Cicco
Direção técnica
Renzo Milan

Instalação
Teatro Massimo de Palermo
Temporada
2005 / 2006

Materiais usados nesta produção

Confecção lisa

Tecido: tipos de confecçao

FOT - Otello

Veludos

Informação sobre processamento de dados