Catálogo
Português

Teatro Fraschini

Pavia (Italia)

A Cortina americana de veludo FOT - Otello com plissagem vertical 100% é decorada com NAG - Agremano e NFR - Franjas dourados.O seu sistema de Abertura americana utiliza uma Calha Atlas com Motor R1.
Ver todos
O espaço entre a bambolina regia e a cortina, que se instala a certa distância do arco de proscênio, é fechado por dois pernas da embocadura confeccionadas da mesma forma que a cortina regia.
A bambolina regia é confeccionada com plissagem vertical de prega simples e a direção das pregas de cada uma das duas metades é simétrica, convergindo dos lados para o centro, onde se destaca o brasão da cidade de Pavia.
A sanefa colocada atrás da cortina regia também foi feita da mesma forma que a bambolina regia, com plissagem vertical de prega simples simétrica.O palco está equipado com uma Câmara preta de tela COS - Oscurante.
A bambolina regia destaca a aparência achatada característica da plissagem vertical de prega simples
Cada uma das quatro ordens de balcões representa uma ordem distinta da arquitectura:o primeiro é Dórico;o segundo é Ionico;o terceiro é Corinto;o quarto é Attico.
O teto trompe-l'oeil, pintado em 1909 por Osvaldo Bignami, é o coroamento ideal da sala.No teatro à italiana, como se sabe, os camarotes reproduzem metaforicamente, no interior do edifício do teatro, as varandas e as janelas dos palácios nobres que circundam a praça duma cidade.A representação do céu completa figurativamente a metáfora.
A sala com planta em forma de sino é típica dos edifícios teatrais projetados por Antonio Galli da Bibbiena.
O Teatro Fraschini é um teatro à italiana com a sala em forma de sino, quatro ordens de balcões e uma galeria, 750 lugares.
Com o Teatro Comunale de Bolonha, o Teatro Rossini de Lugo de Lugo di Romagna, o Teatro Lauro Rossi de Macerata, o Teatro Scientifico de Mantova e o Teatro Onigo de Treviso, faz parte dos edifícios teatrais mais importantes projetados pelos grande arquiteto e cenógrafo do '700 Antonio Galli da Bibbiena (1697-1774).
1771
Por iniciativa de quatro nobres de Pavia, que confiam o projeto a
Antonio Galli da Bibbiena, inicia-se a construção do teatro.
1773
O teatro é inaugurado com o nome de Teatro dei Quattro Cavalieri (Teatro dos Quatro Cavaleiros).
1869
O teatro está em risco de encerramento, e a Câmara Municipal de Pavia assume a propriedade, dedicando-o ao tenor de Pavia Gaetano Fraschini.
1904
A construção de duas galerias é ponderada, com o risco de distorcer a configuração da sala, mas o projeto não é implementado.
1909
Osvaldo Bignami repinta o tecto da sala.
1985 - 1994
O teatro é completamente restaurado, tendo o projeto e a gestão da construção ficado a cargo de Pica Ciamarra Associati.
1989
A cortina e todos os equipamentos de palco são substituídos.
2023
A cortina e o seu sistema de abertura são renovados.

Materiais usados nesta produção

1A - Atlas

Sistemas de calha

Câmaras negras

Cortinas acústicas

Cortinas americanas

Tipologias de cortina

COS - Oscurante

Panos escurecentes

FOT - Otello

Veludos

NAG - Agremano

Passamanarias

NBT - Bordo traforato

Passamanarias

NFR - Franjas

Passamanarias

Informação sobre processamento de dados