Catálogo
Português

Cortinas Brecht

sistemas sob medida

Introduzido pelo teatro épico de Brecht, a Cortina Brecht é agora também utilizado por várias formas de teatro contemporâneo.
Ver todos
Piccolo Teatro, ''Arlequim servo de dois mestres'' Famosa encenação de Giorgio Strehler e Ezio Frigerio que usa uma sucessão de três Cortinas Brecht de tela ASC - Sceno pintada.São visíveis os três cabos ao longo dos quais as Argola de outros tantos Cortinas Brecht são deslizados para fazer mudanças de cena.São aberturas de arrasto manual.
Piccolo Teatro, ''A vida de Galileu'' Luciano Damiani, esboço para A vida de Galileu.Abaixo do palco, à vista, o guincho com o qual foi impulsionada a abertura da Cortina Brecht, engenhoso expediente espetacular que Damiani combinou com o teatro de Brecht com as máquinas cenográficas do século XVII contemporâneas de Galileu.
«A lição de Brecht oferece alguns dos seus melhores frutos nos espectáculos de Giorgio Strehler que, desfrutando de Cortinas Brecht de todas as formas, e tecidos incontáveis ​​e exploração de suas funcionalidades que caracterizaram a era do teatro épico ...»
«... encontrou um modelo de solução de decisões, na criação de Luciano Damiani para A vida de Galileu, uma autêntica máquina com movimento por guinchos em vista.»Valerio Morpurgo,
«Em seguida, basta mencionar as duas instalações de A Ópera dos Três Vinténs: enquanto no primeiro em 1956 (nesta fotografia, N. do E.) Teo Otto, fiel à lição de Brecht, marca a representação abrendo e fechando a Cortina Brecht autêntica ao meia altura com o título da obra ...»
Piccolo Teatro, ''A Ópera dos Três Vinténs'' «... no segundo em 1973 Ezio Frigerio faz um apêndice os emblemas diferentes acima ecoando ao espectáculo.»Valerio Morpurgo, ibidem
A Cortina Brecht feita de tela ASC - Sceno pintada durante a apertura.Observe que o sistema de tração da cortina foi feito de forma que sua superfície seja mantida esticada durante a abertura.
A Cortina Brecht normalmente possui duas folhas com uma abertura central e é semelhante à Cortina americana, da qual pode ser considerada uma estilização mais adequada às necessidades do Teatro épico.
Sua altura é geralmente entre 2,5 e 4 m e acima da cortina você pode ver o fundo do palco.
Sua realização normalmente é feita com métodos bastante simples e rudes.
As folhas, geralmente feitas sem plissagem, são penduradas com Argola visíveis em duas cordas esticadas em uma posição traseira em comparação com o proscênio.
A abertura é operada, por via de regra, manualmente.

Este material foi usado para...

Piccolo Teatro, ''A Ópera dos Três Vinténs''

Teatro prosaico

Piccolo Teatro, ''A vida de Galileu''

Teatro prosaico

Piccolo Teatro, ''Arlequim servo de dois mestres''

Teatro prosaico

Teatro i, ''Antes da aposentadoria''

Teatro prosaico