Catálogo
Português

Cortinas Brecht

sistemas sob medida

O Cortina Brecht tem uma abertura central ou lateral e está equipado com anéis pendurados em um ou dois cabos tensos horizontalmente.Tecnicamente, é uma Cortina americana rudimentar, cuja altura modesta cobre apenas a parte inferior da cena, mas tem um forte impacto simbólico, tendo sido introduzido pelo teatro épico brechtiano, e agora é usado por várias formas de teatro contemporâneo.
Ver todos
Piccolo Teatro, ''Arlequim servo de dois mestres'' Famosa encenação de Giorgio Strehler e Ezio Frigerio que usa uma sucessão de três Cortinas Brecht de tela ASC - Sceno pintada com abertura de arrasto manual.São visíveis os três cabos ao longo dos quais as Argola de outros tantos Cortinas Brecht são deslizados para fazer mudanças de cena.
Piccolo Teatro, ''A vida de Galileu'' Luciano Damiani, esboço para A vida de Galileu.Abaixo do palco, à vista, o guincho inspirado nos famosos dispositivos mecânicos teatrais de Nicola Sabbatini com o qual foi impulsionada a abertura da Cortina Brecht.Foi um engenhoso expediente cenográfico que Damiani combinou com o teatro de Brecht ...
... com as máquinas cenográficas do século XVII contemporâneas de Galileu.Valerio Morpurgo explica em seu livro
«... ​​e da exploração de suas funcionalidades que caracterizaram a era do teatro épico encontrou um modelo de solução de decisões, na criação de Luciano Damiani para A vida de Galileu, uma autêntica máquina com movimento por guinchos em vista.»
Piccolo Teatro, ''A Ópera dos Três Vinténs'', 1956 «Em seguida, basta mencionar as duas instalações de A Ópera dos Três Vinténs: enquanto no primeiro em 1956 [nesta fotografia, N. do E.] Teo Otto, fiel à lição de Brecht, marca a representação abrendo e fechando a Cortina Brecht autêntica ao meia altura com o título da obra ...»
Piccolo Teatro, ''A Ópera dos Três Vinténs'', 1973 «... no segundo em 1973 Ezio Frigerio faz um apêndice os emblemas diferentes acima ecoando ao espectáculo.»A Cortina Brecht feita de tela ASC - Sceno pintada ...
... durante a apertura.Observe que o sistema de tração da cortina foi feito de forma que sua superfície seja mantida esticada durante a abertura.
A Cortina Brecht normalmente possui duas folhas com uma abertura central e é semelhante à Cortina americana, da qual pode ser considerada uma estilização mais adequada às necessidades do Teatro épico.
Sua altura é geralmente entre 2,5 e 4 m e acima da cortina você pode ver o fundo do palco.
Sua realização normalmente é feita com métodos bastante simples e rudes.
As folhas, geralmente feitas sem plissagem, são penduradas com Argola visíveis em duas cordas esticadas em uma posição traseira em comparação com o proscênio.
A abertura é operada, por via de regra, manualmente.

Este material foi usado para...

Piccolo Teatro, ''A Ópera dos Três Vinténs''

Teatro prosaico

Piccolo Teatro, ''A vida de Galileu''

Teatro prosaico

Piccolo Teatro, ''Arlequim servo de dois mestres''

Commedia dell'arte

Teatro i, ''Antes da aposentadoria''

Teatro prosaico

Informação sobre processamento de dados