Catálogo
Português

Teatro Comunale, ''Orphée et Eurydice''

Bolonha

A representação cênica de vida após a morte que David e Frederico Alagna criaram graças a um grande Cenário retroiluminado impressão digital de 20 m de largura e 12 m de altura ...
Ver todos
... feito com o filme para retroprojeções RAR - Arizona, em que está impressa uma paisagem boreal assustadora em que as almas flutuam no vazio.
Realizado de seda HSE - Tempesta branca, os incríveis figurinos desenhados por Carla Teti parece tornar-se, com a levitação de Eurídice ...
... em uma citação surrealista, quase um tributo a Cocteau que os irmãos Alagna citaram como fontes de inspiração para o seu trabalho.
Mesmo o ambiente do cemitério foi feito com um segundo Cenário retroiluminado impressão digital de 20 m de largura e 12 m de altura ...
... feito com o filme para retroprojeção RAR - Arizona.
O epílogo em que Orfeu decide abandonar a vida e, colocando-se no caixão junto com Eurídice, é rebaixado no túmulo.Está em evidência a Câmara preta de CPA - Boccascena do Teatro Comunale.
A celebração do casamento entre os dois protagonistas, em que o ambiente contemporâneo é destacada pelos figurinos.
Ação teatral em três atos
Música
Estréia
Viena, Burgtheater, 5/10/1762

Cenografia
David Alagna
Frédèrico Alagna
Figurinos
Carla Teti
Desenho de luz
Aldo Solbiati
Oficina cenográfica
Art Project Srl
Direção técnica
Direção de palco
David Alagna

Instalação
Teatro Comunale de Bolonha
Temporada
2007/2008
A direção perseguiu um realismo de estilo cinema que se aproximou dela, ao invés da posição tradicional, ào Orphée de Jean Cocteau.
Nesta perspectiva, tem sido favorecido a credibilidade dramática, sem descurar os aspectos oníricos da história, que mantém pendurado as fronteiras entre sonho e realidade, até a explicação final.
Para estes fins, a direção tem feito mudanças na narrativa, com adaptações do livro, e sobre a música, com as mudanças de tom e ajustes de timbre.

Eurídice morre assim em um acidente de carro, a personagem de Amor tornou-se o guia que conduz o Orpheus no submundo, com um barítono no originalmente concebida para voz soprano, ea tragédia é carregada no final mesmo até da morte de Orfeu.

«Compreensivelmente, o núcleo duro dos artistas barrocos pode não gostar, mas as liberdades que David Alagna assumiu encontraram ampla aceitação entre o público normal, que não necessariamente tem que conhecer a ópera nas duas versões, italiano em um libreto de Calzabigi e a francês do poeta Moline¹, que não tem todas as edições discográficas - aliás não há edição igual - e que tem mostrado, ao contrário, gostar de uma encenação pró-ativa, altamente sugestiva e teatralmente envolvente.»
Andrea Merli, ibid.

¹Em 1774, Gluck adaptou a obra para apresentá-la ao público parisiense, confiando a tradução do libreto a Pierre-Louis Moline e fazendo mudanças tão radicais que a versão parisiense foi considerada uma segunda versão do Orfeu .

«... o mito de Orfeu é um sonho aqui que o protagonista tem, no momento do enterro da noiva, que morreu logo após o casamento, em um acidente de carro do qual ele escapou ileso. O coveiro-guia leva a vida após a morte, um espaço frio onde as almas são suspensas em um vácuo. A condição para o retorno na vida Euridice é que do mito: evitar seu olhar.
Ela brinca com ele por flertar com o guia, ele nos dá e Eurydice desliga-se permanentemente em seus braços. O despertar de Orfeu no cemitério não oferece um final feliz na versão francesa, ele morre de tristeza, e os dois corpos estão enterrados juntos.»
Andrea Merli, ibidem.

Materiais usados nesta produção

Câmaras negras

Cortinas acústicas

Cenários retroiluminados impressão digital

CPA - Boccascena

Panos escurecentes

HRT - Rasetto Texturé

Sedas e cetim

HSE - Tempesta

Sedas e cetim

RAR - Arizona

Filmes de retroprojeção

Informação sobre processamento de dados