Catálogo
Português

Wexford Opera House, ''Une éducation manquée''

Wexford (Irlanda)

O cenário de tule BGO - Gobelin cinza foi pintada por Rinaldo Rinaldi.«Em uma situação de pré-show, durante a entrada no teatro o público já pode ver a cena através de uma cortina de tule transparente em que está pintada a arquitetura de ferro do Crystal Palace de gosto vitoriano.Esta imagem-citação, será perceptível graças as luzes, que vai destacar o caráter de
Ver todos
«A ascensão do tule descobre ao público uma estrutura arquitetônica com um plano elipsoidal aplicado colunas e pilastras com capitéis acoplados e árvores em ramos esqueléticos.A estrutura será baseada na plataforma viável que será a base do piso do palco, o que irá ser coberto em tábuas de madeira com um padrão reproduzido com eixos (não muito evidentes) de parquete com efeito visual muito brando e branqueado em sua textura.»Ibidem.
Um detalhe que nos permite entender como a arquitetura inspirada no Palácio de Cristal foi pintado no cenário de tule.«A estrutura semi-cilíndrica irá ser conectada aos motores da tramóia que, de acordo com um sinal de direcionamento preciso e música, que vai permitir o levantamento em diferentes alturas e a utilização dramática, evocativa e visionário.A estrutura, que tem uma altura de cerca de seis metros, terá um tratamento cenográfico no material com pintura cinzento-azulada e a mesma cor irá também ser usada para as árvores, com a adição de um efeito metálico prata para os ramos esqueléticos.»Ibidem.
Um close-up da estrutura semi-cilíndrica com pilares que é posto em evidência por o levantamento da cortina de tule pintado.Na época da estréia de Une éducation manquée Chabrier ainda estava trabalhando em tempo integral na Ministère de l'Intérieur para Paris, onde começou em 1862, depois de ter concluído os seus estudos de direito.O sucesso deste trabalho, que após a morte de Chabrier teria recebido a admiração de alguns dos maiores músicos de duas gerações depois dele, como Poulenc, Milhaud e Stravinsky, provavelmente ajudou a convencê-lo a dedicar-se inteiramente à carreira musical, abandonando a administração pública.
«A inclinação da estrutura semi-cilíndrica irá revelar pouco a pouco uma ilha central, é constituído por um tipo de cama alcova em estilo de 800, consistindo em um lençóis completos, cobertores drapeados e almofadas.A cama tem uma cabeceira de tecido acolchoado e será uma cor acinzentada e branqueada com efeito fantasmagórico, quase monocromática.Será complementado por um dossel com quatro árvores estilizados com ramos e folhas que se entrelaçam no centro e seguir a mesma tonalidade da cama com alguma intervenção de reflexões metálico prata.»Ibidem.
O cenário, que pode ser visto aqui entre a estrutura ea ilha central da cama, foi criado em tela leve ASL600S - Light Sceno 600 cm e foi pintado com padrões arquitetônicos inspirados por Boullée por Rinaldo Rinaldi.«Na parte de fundo da cena é esperado, para fechar, um cenário de tela pintada com padrão arquitetônico neoclássico representando o interior de uma cobertura decorada com caixotões citando o estilo do arquiteto utópico Étienne-Louis Boullée. O cenário está montado como um ciclorama com curva baixado da tramóia fixado com tensão no chão.»Ibidem.
O espelho foi feito utilizando-se três placas de QSF - Miroflex.«Será colocado, inclinado em direção da cama, um grande espelho rococó de estilo francês com a superfície envelhecida e a moldura oxidada de madeira esculpida e moldada, com uma cor antiga da mesma tonalidade da cama.Tudo vai ser envolvido na parte traseira, por duas cortinas grandes de tecido HLU - Lucilla (nome do catálogo Peroni) iridescente ou prata (para verificar o tipo de amostra apropriado) a ser fixado, em duas partes sobrepostas, em varas curvas baixadas da tramoia.As duas grandes cortinas devem ser confeccionadas com ''estilo barroco''.»Ibidem.
«Acima da cama, ligada a Tramóia, vai pendurar um lustre de cristal tipo '800, o qual é então empurrado para cima (de acordo com um sinal de direcionamento preciso e musical) e substituído por um movimento sincrónico, da invasão de uma raiz de árvore grande escultura e tratamento do material cênico-mimético-pictórico, com tons semelhantes ao resto dos elementos que compõem o sistema cênico.A frente do piso da plataforma praticável terá uma forma elíptica com o perfil de moldagem que se projecta na parte da frente.»Ibidem.
Opereta em um ato
Música
Emmanuel Chabrier (1841-1894)
Libreto
Eugène Leterrier
Albert-Guillaume-Florent Vanloo
Estréia
Paris, Cercle de la Presse, 1/5/1879

Cenografia
Figurinos
Claudia Pernigotti
Realizações pictóricas
Rinaldo Rinaldi
Direção técnica
David Stuttard
Direção de palco
Roberto Recchia

Instalação
Temporada
2009 - 58° Wexford Festival Opera

Materiais usados nesta produção

ASL - Light Sceno

Telas leves

BGO - Gobelin

Tule

HLU - Lucilla

Tecidos metalizados

QSF - Miroflex

Materiais espelho

Informação sobre processamento de dados