Catálogo
Português

Teatro Comunale, ''Salome''

Bolonha

Cortina com plissagem concêntrica, para utilização com um sistema de Cortina alemã.A cortina tem 14,00 m de largura e sua altura é de 10,50 m e foi realizada de veludo FTA - Tancredi 500 470. vermelho escuro.A presença da cortina no meio do palco, começando com o levantamento e o baixamento à conclusão da ação, enfatiza a teatralidade anti-realista ...
Ver todos
... da cenografia e da direção da ópera.O palácio de Herodes é representado simbolicamente com um sofá e alguns móveis, bem como pela presença dos servos e guardas.Os personagens, exceto Salomé, que só é coberta por véus de seda, branco ou vermelho, usam roupas contemporâneas ao período histórico correspondente às primeiras décadas de vida do compositor da Baviera.
A grande lente utilizada para focar a atenção dos espectadores no que acontece no centro da cena.
Concebida entre 1902 e 1905, Salome de Strauss já contém todos os elementos que irão revolucionar a música lírica do 900, tanto na harmónica e na estrutura, com o desaparecimento, por exemplo, da ouverture e das árias.
Salomé manda os guardas para libertar a Jochanaan profeta (João Batista), que é extraído do tanque no qual ele está preso.
O piso de mármore estilizado bordeaux, o trabalho do cenógrafo executor das oficinas do Teatro Comunale Stefano Iannetta, com camadas e fissuras gigantes que o percorrem é, juntamente com a grande cortina carmesim, o elemento cénico que mais caracteriza a cenografia.
A atração irresistível de Salomé, mesmo física, para o profeta Jochanaan, que será fatal para ambos, encontra no sanguíneo piso bordeaux uma localização estética de rara e significativa eficácia.
Rejeitada por Jocahaan, Salomé pede sua cabeça a Herodes, e, para obtê-la, ele seduz o padrasto com a dança ''bíblica dos sete véus''.
Drama em um ato
Música
Richard Strauss (1864-1949)
Libreto
Hedwig Lachmann
do poema homônimo de Oscar Wilde
Estréia
Dresde, Königliches Opernhaus, 9/12/1905

Cenografia
Alessandro Camera
Figurinos
Desenho de luz
Daniele Naldi
Direção técnica
Paolo Giacchero
Direção de palco

Instalação
Teatro Comunale de Bolonha
Temporada
2010

Materiais usados nesta produção

Cenários retroiluminados

Cenários de vinil: tipologías

Cortinas alemãs

Tipologias de cortina

FTA - Tancredi 500

Veludos

Plissagem concêntrica

Tecido: tipos de confecçao

RAR - Arizona

Filmes de retroprojeção

Informação sobre processamento de dados