Catálogo
Português

Beni Montresor

 

Beni Montresor no final dos anos 50, quando, trinta e poucos anos, depois de uma década de trabalho na Cinecittà, durante a qual ele também colaborou com Federico Fellini e Tonino Delli Colli, ele se mudou para Nova York.Após o surpreendente sucesso como ilustrador de livros infantis nos Estados Unidos, onde se tornou famoso, lá Montresor começou como cenógrafo em 1964 para nada menos que o Metropolitan, em Nova York ...
Ver todos
... com The Last Savage de Gian Carlo Menotti.A partir desse momento, a sua actividade primeiro como cenógrafo, depois também como lighting designer e director teatral, deu-se nos principais teatros da Europa e das duas Américas, onde colaborou com algumas das maiores personalidades do século XX, incluindo compositores e condutores de orquestra como Samuel Barber, Philip Glass, Gianandrea Gavazzeni.
Entre os cantores ele teve como interlocutores Renata Tebaldi, Joan Sutherland, Luciano Pavarotti, Placido Domingo e, no campo da dança, Rudolf Nureyev, Margot Fonteyn, Paolo Bortoluzzi, Carla Fracci.Para Fracci e Bortoluzzi, e com a direção de Beppe Menegatti, elaborou uma cenografia para Cinderela de Serguei Prokofiev ...
Arena de Verona, ''Cinderela'', 1973 ... do qual este esboço revela, já nesse período, a modernidade da concepção cênica de Montresor que o levará a esse «... trabalho de subtração, à procura de uma simplicidade honesta, que também completamente investiu os últimos dez anos de sua estética», explica Gaetano Miglioranzi em sua preciosa monografia dedicada ao cenógrafo veronese.
Maggio Musicale Fiorentino, ''O capote'', 1989 O efeito de um cenário de tule BSU - Super Gobelin, cuja iluminação causou o aparecimento e desaparecimento do casaco gigante pendurado no ar.«Em 1974 em São Francisco», conta uma anedota sobre o uso de panos de fundo de tule sempre relatado por Miglioranzi, «o War Memorial Opera House de San Francisco ...»
Teatro alla Scala, ''Homenagem a Picasso'' «... programa Esclarmonde de Jules Massenet.É aqui que Montresor experimenta a consistência incorpórea dos tules transparentes, que distância as imagens da cena em um mundo nebuloso, denso de melancolia e mistério.Muitos anos antes de se tornar moda banal, de fato ...»
«... assim como no teatro não fala sobre outra coisa que não ''quebrar a quarta parede'', Montresor fecha o proscênio com um tule que separa o palco da platéia.É uma rede de algodão de trama aberta, que se torna a superfície compacta se iluminado a partir da parte dianteira, mas desaparece se por trás dele são iluminados outros objetos.Pela verdade é um velho truque, já conhecido por os cenógrafos italianos do 700 ...»
«... que o usaram para milagrosas mudanças de cena instantâneas.Nos Estados Unidos é chamado ''tule italiano'' e foi redescoberto no ambiente do musical.Esta é a primeira de uma série de ''retornos ao antigo'' de Montresor.Ocorre o bloqueio do coro: ''o público não nos vê,'' eles dizem, e então quando é provado o contrário: ''nós não vemos o maestro.''O diretor, intimidados pelas possíveis reações do público ...»
Beni Montresor (Bussolengo, Itália 1926 - Verona 2001), cenógrafo, diretor, lighting designer e ilustrador de renome internacional, um dos principais cenógrafos do teatro de ópera da cenografia contemporânea.
Os cinqüenta anos que o artista veronese dedicou ao cinema e teatro são evocados de forma abrangente em Da cor à luz. Beni Montresor, um protagonista do teatro internacional (Titivillus Edições, 2004), escrito por Gaetano Miglioranzi, amigo e colaborador na última década de sua vida, um texto que é recomendado se você estiver interessado em aprender mais sobre a personalidade engenhoso e a vida aventurosa de Montresor.

Video & Documentação

Teatro Carlo Felice de Génova: ''Werther'' de Beni Montresor

Paolino Libralato at work 1

Paolino Libralato at work 2

Materiais usados nesta produção

Teatro alla Scala, ''Homenagem a Picasso''

Dança

Teatro Carlo Felice, ''Werther''

Ópera lírica

Teatro dell'Opera di Roma, ''Falstaff''

Ópera lírica

Teatro Donizetti, ''Adelia''

Ópera lírica

Teatro Filarmonico, ''A Flauta Mágica''

Ópera lírica

Teatro Lirico, ''As Fadas''

Ópera lírica

Teatro Real, ''Samson et Dalilah''

Ópera lírica

Informação sobre processamento de dados