Catálogo
Português

Teatro Dante Alighieri, ''Tenebrae''

Ravena

A instalação cênica é formada por uma escadaria baixa tão larga quanto o palco, com uma rampa central que vai até o nível superior, aquele em que há três cantoras.Em ambos os lados da rampa central são suspensos dois negros Telões de retroprojeção RNO - Notturno de 5,5 m de largura e 8 m de altura, e imediatamente em frente delas, dois ZFG - Cenários transparentes Ghiaccio do mesmo tamanho.O estágio é refletido para os lados em dois cenários ZSM - Espelho Mágico de 5,4 m de largura e 7,4 m de altura, o que aumenta seu tamanho.A frente do palco é velado por um cenário preto de BGO - Gobelin de 13 m de largura e 8 m de altura, elaborado à mão com aplicações filamentosas, que pode subir e descer, e que recebe projeções em vários momentos do show.Um segundo cenário de BGO - Gobelin preto, mais transparente porque não é elaborado, pode subir e descer com o mesmo movimento entre o primeiro cenário de tule e os ZFG - Cenários transparentes Ghiaccio.
Ver todos
Efeitos de luz no cenário de BGO - Gobelin preto com aplicações filamentosas. Nos lados das cantora no centro, a retroiluminação das duas Telões de retroprojeção negros RNO - Notturno destaca a silhueta das outras duas cantoras.
O cenário de BGO - Gobelin preto com aplicações filamentosas. Na escada, um dos dois cortes de HSE - Tempesta vermelha de 9 m de comprimento usados pela cenografia.
«As projeções foram essencialmente três. A primeira, na frente e em HD, levou um par de Barco CLM HD8 8000 ANSI lumen e com configuração
«Uma segunda projecção traseira era na tela de RNO - Notturno, dividida em duas partes para permitir o movimento da escada central. Na frente deles estavam dois cenários de QGH - Ghiaccio que criaram simultaneamente as projeções de vídeo, umas transparências e umos reflexos. Nesta segunda projeção pudemos usar dois formatos HD verticais ou um formato duplo vertical em 1080. O sistema utilizado em Roma foi composto por quatro Panasonic DLP PT DW7700EK de 7700 ANSI lumens, enquanto em Ravenna optamos por um outro par de Barco CLM HDB.»Ezio Antonelli, entrevista a Sound&Lite, n° 87.
«Além dos projetos e dos esboços, o trabalho envolve a construção de esboços detalhados e storyboards, pré-visualizações, movimentos detalhados da cena, as ações do diretor e as luzes, em seguida, a preparação de uma extensa biblioteca de imagens e vídeos. Todo este trabalho é mudado constantemente, no decurso do trabalho, de acordo com a direcção, mas normalmente apenas uma pequena parte é utilizada. Esta, pelo menos em obras dramáticas contemporâneas e em particular no trabalho com Mazzavillani Cristina Muti, permitindo-lhe trabalhar em um expressivo e'' visível'', remodelar materiais visuais em relação à direção e aos ensaios.»Ezio Antonelli, entrevista a Sound&Lite, n° 87.
Projeções sobre o cenário de BGO - Gobelin preto.
Projeções sobre o cenário de BGO - Gobelin preto.
Ópera vídeo
Música
Libreto
textos extraídos das obras de Massimo Cacciari
e do Officium tenebrarum
Estréia
Rávena, Teatro Dante Alighieri, 18/6/2010

Cenografia,
imágenes virtuales
Ezio Antonelli
Desenho de luz
Vincent Longuemare
Live electronics
Luigi Ceccarelli
Direção de palco
Cristina Mazzavillani Muti

Produção,
instalação

Video & Documentação

Teatro Dante Alighieri, ''Tenebrae''

VincentLonguemare_Tenebrae.pdf

Veja também ...

BGO - Gobelin

Tule

HSE - Tempesta

Sedas e cetim

QSF - Miroflex

Materiais espelho

RNO - Notturno

Vinis para retroprojeção

Telões de retroprojeção

Telões para retroprojeção

ZFG - Cenários de QGH - Ghiaccio

Cenários espeho / transparência

ZSM - Espelhos de QSM - Magic Mirror Film

Cenários projeção / transparência