Catálogo
Português

Ezio Frigerio

 

Piccolo Teatro, ''A Ópera dos Três Vinténs'' Depois de estudar arquitetura no Politécnico de Milão, Ezio Frigerio tem alternado a trabalhar para o cinema o teatro, a que se destina mais assiduamente após o início da colaboração com Giorgio Strehler.Entre as produções memoráveis do Piccolo Teatro ...
Ver todos
... desenvolvidas por Ezio Frigerio para a encenações do diretor de Trieste não se esqueça de lembrar aqueles de:Os gigantes da montanha, (1966)Santa Joana dos Matadouros, (1970)Rei Lear, (1972)A tempestade, (1980)A grande magia, (1985).E, sobretudo, a de...
... Piccolo Teatro, ''Arlequim servo de dois mestres'' Com uma dúzia de edições e mais de meio século de apresentações, l'Arlecchino do Piccolo Teatro di Milano dirigido por Giorgio Strehler e com a cenografia de Ezio Frigerio ...
... é o espetáculo teatral italiano mais famoso e visto no mundo.
Teatro Real de Madrid, ''Les contes d'Hoffmann'' A transparência do cenário de tule BGO - Gobelin com padrões elaborados feitos com Impressão digital em evidencia sobre a retroiluminação de um cenário realizado com o filme para retroprojeções RTE - Temporale. Há também numerosos criações para o balé ...
... em que Ezio Frigerio trabalhou com celebridades como Beppe Menegatti, Roland Petit, Yury Grigorovich.Com Rudolf Nureyev, no 1979, encenou ao Teatro alla Scala de Milão Romeu e Julieta de Serguei Prokofiev.
Teatro Real de Madrid, ''Don Giovanni'' Jogos de sombras feitos em cenários de tela leve ASL - Light Sceno.Durante os anos 80 Frigerio fez inúmeras cenografias altamente valorizadas para o teatro ao vivo com diretores como Walter Pagliaro e Virginio Puecher.
Para Núria Espert, em Londres, no 1987 prepara as cenografias para La casa de Bernarda Alba.Em 1988 trabalha a Paris com Roger Planchon, com que prepara O Avarento de Molière, e em 1990 é ao Teatro Stabile de Génova com Marco Sciaccaluga, para cuja direção realiza as cenografias de Os físicos de Dürrenmatt.
O trabalho cénico de Ezio Frigerio (Erba, Italia 1930 - Lecco, 2022), também figurinista destaca-se por sua articulação brilhante do palco, por vezes realizada em diferentes níveis, com o uso de engano em perspectiva que muitas vezes usam elementos arquitetônicos (colunas, em particular).
Uma articulação que muitas vezes atinge níveis incomparáveis ​​de refinamento de composição, o que demonstra um interesse considerável na interação da luz com materiais reflexivos e transparentes, muitas vezes de novas experimentação.
Frigerio, ele trabalhou como colaborador estável de Giorgio Strehler de 1955 com os primeiros trabalhos como figurinista para o Piccolo Teatro de Milão, ao 1997, ano da morte do grande diretor.
De grande importância é o seu inúmeras colaborações com grandes produções internacionais, mesmo fora do teatro, em 1991, recebeu uma indicação ao Oscar para o projeto do filme Cyrano de Bergerac diretor francês Jean-Paul Rappeneau.

Materiais usados nesta produção

Piccolo Teatro, ''A Ópera dos Três Vinténs''

Teatro prosaico

Piccolo Teatro, ''Arlequim servo de dois mestres''

Commedia dell'arte

Teatro Massimo, ''As Vésperas sicilianas''

Ópera lírica

Teatro Real, ''Don Giovanni''

Ópera lírica

Teatro Real, ''Os Contos de Hoffmann''

Ópera lírica

Teatro San Carlo, ''Tristan und Isolde''

Ópera lírica

Informação sobre processamento de dados