Catálogo
Português

Robert Wilson

 

Teatro Real de Madrid, ''O corvo branco'', 1998 Do percurso formativo de Robert Wilson pode-se traçar o enredo de um conto de fadas e de uma peça teatral exemplar: a parábola de um jovem que, graças ao teatro, supera seus próprios medos e tensões e se torna mestre, além de si mesmo, de uma profissão da qual ele é hoje, mestre reconhecido.
Ver todos
Düsseldorfer Schauspielhaus, ''Der Sandmann'', 2017 O jogo do teatro que se torna no teatro mesmo.Robert Wilson começa a tratar com o teatro quando era criança na garagem de sua casa, onde ele tem como uma companheira sua avó materna, que irá juntar-se como um adulto em vários espectáculos de teatro profissional, fazendo parte, inicialmente, de sua própria aventura.
Com a ajuda e os ensinamentos de uma professora de dança, ele se recuperou de um pequeno boné (até os dezessete ele sofre de gagueira).Ele vai usar essa experiência com crianças com deficiência e em oficinas de teatro infantil.
Teatro Municipal de São Paulo, ''Macbeth'', 2013 Abandonou os estudos em economia em que é iniciado pela família para dedicar-se às artes, para que você se sinta mais em causa, e para estudar arquitetura em 1962 mudou-se para Nova York onde ele conheceu Martha Graham, a mãe da dança moderna, com a qual colabora e realiza as primeiras grandes experiências cênicas.
Os anos 1960 de Wilson foram frenéticos, sua pesquisa interior o levou a fazer tentativas em várias direções: ele estudou pintura em Paris, fez um curta-metragem e depois um filme que ficou inacabado.Junta-se à comunidade de Arcosanti, fundada no Arizona pelo arquiteto utópico de Turim Paolo Soleri, é forçado a se curar de uma forte crise existencial em uma clínica de doenças mentais, cria um laboratório teatral cujas apresentações acontecem nos telhados de edifícios: a Escola Byrd Hoffmann (a Sra. '' Byrd '' Hoffman era a professora de dança que o curou da gagueira ...).
Em 1969, Robert Wilson encenou o que ele considera seu primeiro show: O Rei da Espanha, cujo neo-dadaísmo obteve um sucesso inesperado.Basicamente nada acontece na ação, mas os três cenários surpreendentes e contraditórios (uma praia, uma sala vitoriana e uma caverna), povoados por uma riquíssima colagem de objetos aparentemente aleatórios, pessoas, luzes e formas, abrem caminho para múltiplos e poderosa possibilidade de leitura.
Teatro alla Scala, ''Il ritorno di Ulisse in patria'', 2011 Em 1971, o caso Wilson explode na Europa, que de repente se torna um diretor de culto.Deafman Glance, uma obra de silêncio em que as cenas se sucedem perante os olhos de um surdo-mudo, conquista o público com a lentidão dilatada e exaustiva do fluxo das imagens, obrigando-os a mergulharem em uma dimensão visual e temporal de impacto profundo.
Teatro Paulo Autran, ''Garrincha'', 2016 Em 1974 ele apresentou no Festival dei Due Mondi de Spoleto A Letter of Queen Victoria, cujos conteúdos musicais são a transição para o próximo e famoso Einstein on the Beach, que Wilson apresenta em 1976 no Festival d'Avignon.A música de Philip Glass torna-se aqui inseparável da ação do palco e se desdobra em uma partitura obsessiva, objeto de disputas.
Diretor, cenógrafo e ator, Robert Wilson (Waco) Tejas, 1941, é um autor total cuja obra desde o final dos anos 60 viajou e, por vezes, levou o teatro avant-garde.
Wilson não resolve as contradições de nosso tempo diretamente através de uma narrativa convencional.
Para fazê-las emergir decompõe a contemporâneo em mil facetas caleidoscópicas através de uma pesquisa formal que utiliza, por exemplo, a precisão dos gestos dos atores e do refinamento das luzes.
O resultado é um teatro que não conta de acordo com o tradicional, mas constrói uma estrutura visual e auditiva agindo sobre a interioridade do espectador.
As cenografias por Wilson são muitas vezes mínima, sempre adverso ao naturalismo e visa a criação de um teatro que não procura dar respostas, mas sim de fazer perguntas por meio das imagens, como Beckett fez com palavras.

Materiais usados ??nesta produção

Düsseldorfer Schauspielhaus, ''Der Sandmann''

Teatro prosaico

Festival dei Due Mondi, ''Letter to a Man''

Teatro prosaico

Teatro alla Scala, ''Il ritorno di Ulisse in patria''

Ópera lírica

Teatro das Nações, ''Os contos de fadas de Pushkin''

Teatro prosaico

Teatro Municipal, ''Macbeth''

Ópera lírica

Teatro Paulo Autran, ''Garrincha''

Opereta, zarzuela, musical

Teatro Real, ''O corvo branco''

Ópera lírica

Informação sobre processamento de dados