EMBALAMENTO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO
Embalagem padrão
Na ausência de requerimentos especiais, as telas são
dobradas em caixas de cartão para minimizar os custos de embalagem e transporte.
A partir de um determinado limite de tamanho (geralmente cerca de 300 m², mas isto depende do tipo de material), em vez de caixas de cartão, é necessário utilizar grades feitas à medida.
As telas são dobradas com uma técnica que minimiza os sinais deixados pelas dobras, mas não consegue evitá-los completamente.
Para recuperar uma superfície suficientemente lisa, as telas dobradas devem permanecer penduradas e esticadas durante alguns dias a uma temperatura de 20/24°C.
Para tornar os sinais das dobras muito menos visíveis, é aconselhável esticar os ecrãs na horizontal, equipando os laterais com
WOS - Ilhós S ou utilizando
WMC - Miniclips.
É fundamental transportar e armazenar as telas mantendo as caixas na posição horizontal e evitando amassá-las.
Embalagem sob encomenda
Para evitar os efeitos da dobragem, as telas podem ser enviadas enroladas em tubo, se o tamanho e o acabamento do perímetro o permitirem.
O enrolamento exige tempos de processamento e custos de embalagem e transporte superiores aos da dobragem, e tem limites dimensionais que devem ser avaliados especificamente.
Para além destes limites, e dentro de limites superiores a avaliar caso a caso, é possível utilizar a técnica da dobragem suave com transporte em caixa feita sob medida.
O enrolamento e a dobragem suave devem ser solicitadas no momento da encomenda.
Temperatura
para embarque
e armazenamento
A partir de 5°C a 30°C com uma humidade relativa inferior a 80%.
Mantener longe da luz direta do sol e das fontes de calor.
O vinil é um material termossensível, portanto, é necessário permitir que o material alcance a temperatura de funcionamento (20/24 ° C) durante pelo menos 24 horas antes de proceder à abertura e à instalação, em particular após dos embarques aéreos durante os quais o filme de vinil pode ter congelado.
Neste caso é imprescindível aguardar a recuperação do filme à temperatura de funcionamento, seu manuseio em temperaturas mais baixas pode causar danos irreversíveis.
INSTALAÇÃO
Trabalhar em um lugar limpo longe de outras obras em andamento.
Instalar a tela à temperatura de uso (20 / 24°C) depois de tê-la deixada em repouso por pelo menos 24 horas a essa temperatura.
Prestar atenção aos possíveis objetos pontiagudos ou cortantes perto do lugar de instalação.
Não se esqueça de ter as mãos limpas antes de manusear a tela e tocar o menos possível a sua superfície de projeção.
LIMPEZA
O lugar em que a tela é instalada deve ser mantido razoavelmente limpo e tem de evitar a acumulação de poeiras.
As telas podem ser periodicamente limpas com um pano úmido, molhado com água e um detergente delicado pressionando-as suavemente (o uso do
YPT - Detergente para materiais de vinil - P2 Peroni é recomendado).
Em qualquer caso, não usar materiais abrasivos ou produtos químicos agressivos como ácidos, lixívia ou solventes.
MANUTENÇÃO
Evitar a exposição à luz solar; a temperatura ideal para o uso e correta conservação das telas é de 20 / 24°C.
O armazenamento em temperaturas próximas ou abaixo de 0°C pode causar quebra das soldas ou pontos de tensão das telas.
Não colocar as telas perto de fontes de calor intenso (holofotes, radiadores ou outros).
O armazenamento por períodos prolongados a temperaturas superiores a 30°C, por exemplo em ambientes sobreaquecidos devido ao calor do verão, pode provocar o desprendimento dos acabamentos adesivos e a deterioração da película devido à exsudação, com consequente enrijecimento, fissuras e possível quebra.
Porém, o calor excessivo reduz a vida útil do filme vinílico proporcionalmente ao nível de temperatura e aos tempos de exposição.
Evite guardar quaisquer objetos em contato com as telas, inclusive os Atilhos, o filme de vinil absorve tintas e corantes e ficará irreversivelmente danificado.