Catálogo
Português

Teatro Donizetti, ''L'ange de Nisida''

Bérgamo (Italia)

Esboço de Angelo Sala para uma cena de L'ange de Nisida.Donizetti completou a partitura de
Ver todos
As milhares de páginas no local são cópias da partitura manuscrita de Donizetti, que foi encontrada quase dois séculos depois na Bibliothèque nationale de France pela musicóloga Candida Mantica.A ópera foi encenada pela primeira vez na Royal Opera House de Londres em 2018.
A encenação de Francesco Micheli e Angelo Sala aproveitou a oportunidade para a renovação do Teatro Gaetano Donizetti para derrubar o layout clássico do teatro à italiana, onde o espaço tradicionalmente reservado para representação é o palco.
Aproveitando a ausência das poltronas, a platéia foi usada para realizar a ação, enquanto o público que deveria ocupá-la foi colocado em uma arquibancada montada no palco.
Em frente à arquibancada, o busto de Donizetti assiste simbolicamente à primeira representação italiana da ópera, encenada pelo teatro de sua cidade natal que desde 2014 opera graças a Fondazione Teatro Donizetti.
A superfície do tapete espelho para baile TST - Silviastar com o qual o piso foi coberto foi tratada para reduzir seu efeito de espelhamento.
Os reflexos das luzes, de fato, poderiam ter sido irritantes para o público que cercava o perímetro do espaço da cena, observando-a de cima.
Os figurinos de Margherita Baldoni são feitos de papel, uma escolha na qual se pode ler uma referência à fragilidade e temporalidade das realizações humanas mais efêmeras.
Opera semiseria em quatro atos
Música
Gaetano Donizetti (1797-1848)
Estréia
Londres, Royal Opera House, 18/7/2018

Cenografia
Angelo Sala
Figurinos
Margherita Baldoni
Desenho de luz
Alessandro Andreoli
Direção de palco

Instalação

Veja também ...

Cenários retroiluminados

Cenários de vinil: tipologías

RAR - Arizona

Vinis para retroprojeção

TST - Silviastar

Tapetes de dança