Português

Teatro Donizetti, ''L'ange de Nisida''

Bérgamo (Italia)

Esboço de Angelo Sala para uma cena de L'ange de Nisida.Donizetti completou a partitura de
Ver todos
O manuscrito foi encontrado quase dois séculos depois na Bibliothèque nationale de France pela musicóloga Candida Mantica e a ópera foi encenada pela primeira vez na Royal Opera House de Londres em 2018.A encenação de Francesco Micheli e Angelo Sala aproveitou a oportunidade para a renovação do Teatro Gaetano Donizetti para derrubar o layout clássico do teatro à italiana, onde o espaço tradicionalmente reservado para representação é o palco.
Aproveitando a ausência das poltronas, a platéia foi usada para realizar a ação, enquanto o público que deveria ocupá-la foi colocado em uma arquibancada montada no palco.Em frente à arquibancada, o busto de Donizetti assiste simbolicamente à primeira representação italiana da ópera, encenada pelo teatro de sua cidade natal que desde 2014 opera graças a Fondazione Teatro Donizetti.
A superfície do piso TST - Silviastar com o qual o piso foi coberto foi tratada para reduzir seu efeito de espelhamento.Os reflexos das luzes, de fato, poderiam ter sido irritantes para o público que cercava o perímetro do espaço da cena, observando-a de cima.
Os figurinos de Margherita Baldoni são feitos de papel, uma escolha na qual se pode ler uma referência à fragilidade e temporalidade das realizações humanas mais efêmeras.
A iluminação de Alessandro Andreoli usou o TST - Silviastar como uma superfície reflexiva.
O cenário, já extremamente original, também foi extremamente sugestivo para a ampliação do espaço produzida, além do efeito reflexivo do TST - Silviastar, também do trompe-l'œil neoclássico no teto da sala.
Dois Cenários retroiluminados em forma, feitos com o filme RAR - Arizona, foram usados para representar simbolicamente o mar ao redor da ilha de Nisida.
Opera semiseria em quatro atos
Música
Gaetano Donizetti (1797-1848)
Estréia
Londres, Royal Opera House, 18/7/2018

Cenografia
Paolo Fantin
Figurinos
Margherita Baldoni
Desenho de luz
Alessandro Andreoli
Direção de palco

Instalação

Veja também ...

Cenários retroiluminados

Cenários de vinil: tipologías

RAR - Arizona

Vinis para retroprojeção

TST - Silviastar

Tapetes de dança