Catálogo
Português

Absorção acústica - ISO 11654

 

Classes de absorção de som de acordo com ISO 11654 L = baixas frequênciasM = médias frequências A = altas frequênciasαp = coeficiente de absorção de som práticoαs = coeficiente de absorção de som em relação à frequênciaNo caso do exemplo, o coeficiente de absorção de som ponderado αw = 0.70 (MH) indica que o material atinge a eficiência máxima nas frequências médias e altas.
Câmara de reverberação ISO 354 Montagem Tipo G É usado principalmente para testar cortinas de tecido.A amostra de teste é pendurada paralelamente à superfície da câmara.O sufixo numérico (por exemplo, Tipo G-100) indica a distância em mm da amostra da superfície da câmara.A amostra de teste pode ser confeccionada:- lisa- com plissagem (com várias porcentagens)C. Superfície da salaT. Amostra de testeG . Montagem Tipo G - LisoA. Espaço com ar atrás da amostraS. Fonte sonora dodecaédricaD. DifusorM. Microfone
COEFICIENTES DE ABSORÇÃO DE SOM DE ACORDO COM ISO 11654
Uma parede de alvenaria comum é reverberante, ou seja, não possui propriedades de absorção de som e seu coeficiente ponderado é próximo a αw 0.
Por outro lado, um material que absorve 100% tem um coeficiente αw 1,00.
Os coeficientes são medidos usando uma câmara de reverberação.

Coeficientes
αs mede a absorção de som dependente da frequência em uma sala de reverberação, é usado para medir o coeficiente prático αp.
αp é o coeficiente de absorção de som prático e depende da frequência
αw expressa a absorção sonora ponderada independente da frequência com classes que variam de A (absorção máxima) a F (reflexão) e para a qual os seguintes indicadores entre colchetes também são atribuídos:
- (L) se o material é eficiente na faixa de baixa frequência, por exemplo αw = 0.60 (L)
- (M) se o material é eficiente na faixa de frequência média, por exemplo αw = 0.70 (M)
- (H) se o material é eficiente na faixa de alta frequência, por exemplo αw = 0,85 (H)
As combinações são possíveis, por exemplo αw = 0.70 (MH) o αw = 0.60 (LM).
Informação sobre processamento de dados