Catálogo
Português

Margherita Palli

 

Esboço para Lodoïska, encenação do Teatro alla Scala, 1991.Margherita Palli (1951) começou a trabalhar com o diretor Luca Ronconi ainda muito jovem.Antes tinha frequentado os cursos de cenografia de Tito Varisco (na altura director técnico da Scala) na Academia de Belas Artes de Brera e, sobretudo, os de Escultura no ateliê de Alik Cavaliere, aos quais ele ajudou por alguns anos ...
Ver todos
... na convicção não oculta de querer ser escultora.Um aprendizado na área que Palli jamais esquecerá e que lhe permitirá refinar um método rigoroso para depois passar para seus alunos da Academia: a prática vem antes da arte.Depois de aprender a técnica, o trabalho em equipe segue para Palli; as instalações com o arquiteto Pierluigi Nicolin na Trienal de Milão 1979 ensinam-lhe a prática ...
... de partilha e criação de grupo, uma experiência fundamental a transmitir aos jovens designers.Uma das monografias dos Amici della Scala reservada aos grandes artistas da cena e dos figurinos das produções da Scala será dedicada a Palli (junto com pouquíssimos outros cenógrafos); no retrato biográfico do volume de Vittoria Crespi Morbio, traça-se o perfil da
... que chega ao teatro a partir da prática do desenho, da escultura, do estudo dos materiais e da arquitetura.Em breve, Palli integrará esse processo de desenho manual com o trabalho em computador, o que agiliza e permite mostrar ao diretor as soluções cênicas em uma prévia 3D imediata.Nesta foto e nas três anteriores: Lodoïska, encenação do Teatro alla Scala, 1991.
Axonometria para Il caso Makropulos, montado pelo Teatro Regio di Torino, 1993.A partir do início dos anos 90 Margherita Palli começou a se familiarizar com os softwares de computação gráfica para o desenho estereométrico de volumes e espaços arquitetônicos utilizados por seu marido Italo Rota, e desde então as elaborações seguem esse caminho tecnológico para a definição geométrica do projeto.Desde o final da década de 1990, o design se torna digital, embora não exclusivamente ...
... como mostram os gráficos computadorizados preservados no Archivio del Piccolo Teatro di Milano, incluindo:Sogno, 1999;Lolita, 2000;I due gemelli veneziani, 2000 (no esboço);Il Prof Bernhardi, 2004;Il Ventaglio, 2006;a partir daqui se constrói o roteiro básico, o storyboard.
Voltando à biografia, sua chegada ao teatro após seus estudos na Academia acontece com a arquiteta Gae Aulenti, em cujo estúdio trabalhou na época do projeto do Museu de Orsay: Palli junta-se a Aulenti na encenação de Donna del lago no Rossini Opera Festival 1981 e do Donnerstag aus Licht (quinta-feira de luz) de Karlheinz Stockhausen, dirigido por Ronconi.Na foto: Oberon, encenação do Teatro alla Scala, 1988.
Margherita Palli e Luca Ronconi durante o ensaio de Lodoïska, 1991.Com Ronconi, conhecido graças a Gae Aulenti, iniciou uma colaboração de trinta anos desde 1984, quando o diretor a chama para trabalhar na Fedra; ela assinará com ele mais de setenta apresentações teatrais e de ópera.Apesar de colaborar com outros diretores, como Mauro Avogadro, Alexandr Sokurov, Carmelo Rifici, Mario Martone, o vínculo artístico de Palli com Ronconi tornou-se o emblema da união ideal entre diretor e stage designer.
Seis vezes Prêmio Ubu e três vezes Prêmio Franco Abbiati, a stage designer suíça Margherita Palli, (Mendrisio, 1951) foi uma colaboradora chave de Luca Ronconi e desenhou os cenários de inúmeras produções teatrais italianas e internacionais, nas quais trabalhou ao lado de diretores como Mauro Avogadro, Andrea Barzini, Franco Branciaroli, Liliana Cavani, Cesare Lievi, Mario Martone, Leo Muscato, Davide Rampello, Alexandr Sokurov.
De destacar, pela sua utilidade prática, a sua recente publicação:
Dizionario teatrale, Quodlibet NABA Insights, 2021
que traduz a terminologia especializada da cenografia e da cenotecnia para sete idiomas.

Anna Maria Monteverdi, autora desta monografia, é Professora Associada de História do Teatro e Professora de História da Cenografia na Università degli Studi di Milano.
Entre seus textos mais recentes:
Scenografe - Storia della scenografia femminile dal Novecento a oggi, Dino Audino, 2021
Leggere uno spettacolo multimediale, Dino Audino, 2020
Memoria maschera e macchina nel teatro di Robert Lepage, Meltemi, 2018
Le Arti multimediali digitali, (con A. Balzola), Garzanti, 2005

Materiais usados nesta produção

Stand de uma renomada fábrica de móveis

Espaços comerciais

Teatro alla Scala, ''A condenação de Fausto''

Ópera lírica

Teatro alla Scala, ''Tosca''

Ópera lírica

Teatro Comunale, ''Capriccio''

Ópera lírica

Teatro Lirico, ''Capriccio''

Ópera lírica

Teatro Sociale, ''Macbeth''

Ópera lírica

Informação sobre processamento de dados