Catálogo
Português

Luciano Damiani

 

Piccolo Teatro, ''El nost Milan'', 1955 O trabalho que durante duas décadas Luciano Damiani joga ao lado de Giorgio Strehler no Piccolo Teatro ajuda a torná-lo uma das instituições teatrais mais importantes do mundo.Entre as instalações que ele criou, cada vez mais estilizadas e inovadoras ...
Ver todos
... se devem mencionar pelo menos:El nost Milan, 1955 / 1956A alma boa de Szechwan, 1957 / 1958, 1961 / 1962Le baruffe chiozzotte, 1964 / 1965, 1973-74Il campiello, 1974 / 1975, 1977 / 1978
Piccolo Teatro, ''A vida de Galileu'', 1961 Luciano Damiani relembra em Cortinas de um autorretrato:«Na A vida de Galileu a cena começou fora do palco e uma treliça projetada por Leonardo da Vinci enmoldurava a boca de cena acima.Sob o palco ...»
«... a máquina para a cortina de Nicola Sabbatini, cenógrafo do século XVII.O piso do palco era o único elemento prospectivo, marcado com uma inclinação no contentor com planta ortogonal.Cinco vigas partiam da treliça ...»
«... para terminar contra a parede de fundo.O centro foi calculado de modo a que todas os cinco tinham um volume similar.O objectivo era o de evitar o ''protagonismo'' da viga central que está em Paolo Uccello. A cena tinha de ser o olho do espectador ...»
«... em um único nível, como uma folha de papel com as silhuetas personagens sem suas sombras e sem sombras, e esta era a idéia ea grande dificuldade, mas também a beleza.»No final dos anos 60 Damiani tem freqüentes e não materializados contactos ...
... com o cine. Federico Fellini lhe daria a cenografia de seu filme não cumprido, A viagem de Mastorna.Peter Glenville chama para O Homem da Mancha, mas depois de alguns testes de pré-produção o projeto é abandonado, no entanto, durante os testes para a cenografia Damiani experimenta um grande véu de seda semitransparente ...
... pairando ao vento.A ideia não é apreciada, mas nem tudo está perdido, pois o véu muitas vezes aparecerá na próxima produção de Damiani, tornando-se quase uma obsessão.O próprio Damiani o inclui em uma representação gráfica de sua concepção cenográfica e teatral em que o véu de seda do Homem de La Mancha tem uma posição de absoluta importância.
Depois de frequentar os cursos de Giorgio Morandi na Accademia di Belle Arti de su ciudade, Luciano Damiani (Bolonha 1923 - Roma 2007), cenógrafo e figurinista, fundou uma agência especializada na criação de cartazes para o cinema e trabalhou como cenógrafo em Bolonha para o Teatro Comunale de Bolonha e para o grupo teatral La Soffitta de Sandro Bolchi, até que, em 1952, chamado por Paolo Grassi e Giorgio Strehler, inicia as colaborações com o Piccolo Teatro de Milão, assíduo até os últimos anos 70.
Logo Damiani desenvolve uma visão pessoal da cenografia no teatro que levou-o a demolir a concepção tradicional da cena italiana.
O limite de sua cenografia, nunca didática ou ilustrativ, não é mais aquela do palco, que às vezes é dilatado para invadir a platéia, ou quase vazio, com resultados de excepcional poética.
Entre os mais prestigiados prémios internacionais, a sua nomeação como professor de cenografia da Academia de Belas-Artes de Viena.
Em 1982, ele fundou em Roma o Teatro di Documenti, que se tornará o seu testamento artístico e espiritual.

Video & Documentação

Materiais usados nesta produção

Piccolo Teatro, ''A Tempestade''

Teatro prosaico

Piccolo Teatro, ''A vida de Galileu''

Teatro prosaico

Piccolo Teatro, ''O Jardim das Cerejeiras''

Teatro prosaico

Informação sobre processamento de dados