Catálogo
Português

Cortinas francesas

sistemas sob medida

Esta apertura combina o movimento da Cortina alemã com o da Cortina italiana.Enquanto seja levantada a vara à qual a cortina está fixada na parte superior, as duas metades são abertas com um dispositivo de cabo que puxa um ponto central de cada metade na direção do correspondente canto superior da boca de cena.
Ver todos
A Cortina francesa presta-se a diferentes condições de realização.No desenho, os cabos diagonais são enviados para um ponto fixo.A subida da vara de cabeça com contrapeso causa automaticamente a tração.Os cabos diagonais também podem ser enviados diretamente para a jaula dos contrapesos, e tem uma velocidade dupla.Neste caso, a cortina, na sua abertura completa, pára-se à vista, nos lados, cerca da metade da altura.
Teatro art déco Uma Cortina francesa confeccionada com ASC - Sceno durante o início do movimento da apertura.As duas folhas da cortina são puxadas para os cantos mais altos e agrupando a cortina como na Cortina italiana e ...
... simultaneamente com o movimento de apertura semelhante ao da Cortina italiana, a cortina inteira é levantada para cima por trás da boca de cena como na Cortina alemã, sem no entanto desaparecer completamente.
Eurodisney Cortina francesa ...
... feito de veludo FBR - Bruxelles.
Desfile ''Christian Lacroix'' Pequena Cortina francesa realizada de FBR - Bruxelles que abriu a entrada da passarela de um desfile de moda.
''A aventura da cortina'' Max Littmann (1862 - 1931), Prinzregenten-Theater. Ansicht Gegen die Bühne, vista do palco do Prinzregententheater de Munich (1900).Detalhe do desenho com lápis sobre papel vegetal heliografiado, 49 x 62,7 cm.V. Morpurgo, A aventura da cortina, Ubulibri, 1984, pág. 145.Littmann foi um arquiteto alemão muito ativo na construção de teatros na Alemanha no final do século XIX e as primeiras décadas do século passado.Para ele, são devido uma série de projetos que ilustram em detalhes e técnicas notas explicativas,quão sofisticado e preciso foram mesmo então a concepção e fabricação das cortinas.
A confecção da Cortina francesa é idêntica à da Cortina italiana.

É normalmente confeccionada com plissagem vertical e cada uma das duas metades, com abertura central, está equipada com um cabo com anéis-guia cosidos por detrás.

Assim como o sistema Abertura italiana, a Abertura francesa usa dois cabos para levantar as folhas da cortina, mas a estrutura que carrega a cortina é levantada ao mesmo tempo que as folhas com um movimento harmonioso.

A necessidade de levantamento torna a Cortina francesa menos adequada do que a Cortina italiana para palcos de baixa altura.

Um sistema de Abertura francesa pode teoricamente sempre realizar o movimento da Abertura italiana, bastando desativar a conexão entre o dispositivo de levantamento das folhas e o dispositivo de levantamento da estrutura de suporte.

Nos casos em que seja possível fazer o contrário e operar o levantamento deixando as folhas imóveis, o sistema mecânico pode funcionar como uma Abertura alemã com cortina com plissagem vertical.

A Abertura francesa também é compatível com o sistema de Abertura americana, com o qual pode ser combinada.
Planta
- em linha reta
- modelada
Folhas
- duas folhas com sobreposição central
- folha única para apertura lateral

Operação manual
Operação motorizada
- 2MT - Guinchos motorizados T para palco
- Varas motorizadas para tramóia

Este material foi usado para...

Desfile ''Christian Lacroix''

Moda

Eurodisney

Lugares públicos

Teatro alla Scala, ''Der Rosenkavalier''

Ópera lírica

Teatro art déco

Lugares públicos